O que é a Jungle?

Indie Game Devs de Brasília podem comemorar! Agora a região tem uma opção de espaço dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de jogos independentes.

Localizada na Arniqueira, saída sul da cidade (ao lado de Águas Claras), a Jungle Coworking é um espaço de trabalho colaborativo exclusivo para indie gamedevs.

Se você precisa de um espaço de trabalho profissional para desenvolver seus jogos, sozinho ou com sua equipe, conheça a Jungle!

Idealizada por Suâmi Abdalla-Santos, professor e indie gamedev, a Jungle foi pensada para desenvolvedor iniciante, recém formado (ou ainda em formação), que precisa de um espaço adequado (e de baixo custo!) para profissionalizar sua atividade e dar mais produtividade ao seu tempo.

Conhecemos muito bem o cenário indiedev e, por isso, sabemos das principais características dos estúdios iniciantes da área: alta rotatividade de membros da equipe, pouco ou nenhum orçamento, estrutura inadequada para desenvolver um estúdio, pouca experiência e/ou portfólio, entre outras coisas.

Por isso, pensamos em resolver um grande problema que impede ou inibe a viabilização de novos estúdios. Embora os indiedevs tenham o costume de dividir as despesas cotidianas para manter um estúdio, apenas uma pessoa fica responsável pelo pagamento das contas (aluguel, luz, telefone, água, internet, etc.), dessa forma, quando um membro resolve “abandonar o barco”, os demais terminam arcando com a parte de responsabilidade do desistente. Na Jungle, cada membro da equipe fica responsável pela sua parte, dessa forma, o estúdio pode adicionar ou retirar membros sem comprometer os demais, sem período de carência!

Na Jungle, além de fornecer a estrutura, pensamos também em proporcionar vivências, por isso, estimulamos atividades que agreguem conhecimento e troca de experiência entre indiedevs e entusiastas. Alguns eventos promovidos pela Jungle Coworking:

  • Jungle Meeting – Evento mensal, informal, sem pauta, com objetivo de reunir e socializar os gamedevs da região. Tudo é válido: conversas, apresentação de projetos, brincadeiras, noite de jogos, informações, esclarecimento de dúvidas, cafezinho, etc.
  • Jungle Show – Evento trimestral, para até 8 desenvolvedores, em que os jogos de cada participante seja visto e avaliado pelos demais colegas, com objetivo de treinar a capacidade de apresentação do gamedev (Pitching) e receber feedbacks sobre o seu jogo.
  • Jungle Jam – Eventos de 48 horas ininterruptas, que acontecem 5 vezes ao ano: abril, junho, agosto, outubro e dezembro,  com objetivo de criar jogos, partindo totalmente do zero, em apenas um final de semana. Os eventos de abril, agosto e dezembro são realizados durante a Ludum Dare, uma das maiores game jams do mundo.
  • Cursos e palestras – Eventos esporádicos com objetivo de disseminar conhecimento acerca das mais diversas área do desenvolvimento de jogos eletrônicos. Desenvolvedores experientes e professores da área são convidados para treinar e passar informações valiosas para indies iniciantes e entusiastas.

Conheça nosso espaço, venha fazer parte dessa família!